×
Siga-nos

Mercados Existentes

Mercado é a relação entre a oferta – pessoas ou empresas que desejam vender bens ou serviços – e a procura – pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. Assim, toda situação em que estão presentes a compra e a venda – real ou potencial – de alguma coisa é uma situação de mercado.

Quando alguém pretende abrir uma empresa, significa que se dispõe a desempenhar um novo papel no mercado, pretende atuar do lado da oferta. E no novo papel será necessário prestar atenção a componentes do mercado, que são fundamentais para o sucesso de seu desempenho.

O futuro empresário precisa de informações que lhe ajudem a enxergar o mais claramente possível!

Mercado Consumidor:

Para quem produzir e vender mercadorias ou prestar serviços.

Se você já tem ideia da atividade e do ramo específico que pretende se dedicar, precisa agora descobrir seu mercado consumidor, para projetar em detalhes o que vai produzir ou vender ou o serviço que irá prestar.

Você precisa descobrir quem são as pessoas ou organizações que comprarão suas mercadorias ou procurarão seus serviços. Quanto mais informações você obtiver sobre estas pessoas e organizações, mais chance terá de definir mercadorias ou serviços que melhor atendam as necessidades ou exigências do seu mercado consumidor.

Veja se consegue informações tais como:

Idade, sexo, nível de renda, tipo de trabalho, nível de instrução, hábitos, gostos, formas de lazer, ou qualquer tipo de informação que lhe pareçam úteis, considerando fatores da população, do local, das mercadorias ou serviços, etc.

Procure conhecer o que influencia seus futuros clientes na decisão de comprar produtos ou serviços:

Qualidade, preço, facilidade de acesso, garantia, forma de pagamento, moda, acabamento, forma de atendimento, embalagem, aparência, praticidade, etc.

Procure informações sobre o Código de Defesa do Consumidor, não só para evitar problemas, mas para conquistar, manter e ampliar clientes.

Mercado Concorrente:

Quem produz e vende mercadorias ou presta serviços idênticos ou similares aos que você pretende oferecer.

O Mercado Concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes àqueles que serão colocados no mercado consumidor pelo novo empresário.

Você pode começar a observar o mercado concorrente através das mercadorias ou dos serviços que ele oferece.

Deve prestar atenção em características como: qualidade, preço, acabamento, durabilidade, funcionalidade, embalagem, tamanho, qualidade no atendimento, facilidade de acesso e forma de apresentar a mercadoria.

Você pode, inclusive, experimentar as mercadorias ou os serviços que estarão concorrendo com o seu. Verifique o que pode ser melhorado.

Observe a reação do mercado consumidor, seu nível de satisfação em relação às mercadorias ou serviços disponíveis.

Observe também, quantas empresas estão oferecendo produtos ou serviços semelhantes aos seus, qual é o tamanho dessas empresas e, principalmente, em que você pode se diferenciar delas.

Mercado Fornecedor:

Quem oferece equipamentos, matéria-prima, embalagens e outros materiais que você necessita para produzir e vender as mercadorias ou prestar os serviços pretendidos.

Consiste no conjunto de pessoas ou organizações que supre a empresa de equipamentos, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao funcionamento de sua empresa.

Você deve considerar: qualidade, quantidade, preço, prazo, forma de pagamento, entrega, garantia e assistência técnica de equipamentos e outras informações úteis, dependendo das mercadorias ou serviços a serem oferecidos.

É conveniente organizar um cadastro de fornecedores, para não ficar dependente apenas de um fornecedor exclusivo e para garantir o abastecimento do futuro empreendimento e o atendimento dos compromissos com o mercado consumidor.

Recorra a catálogos de empresas, anuários, feiras, congressos, listas telefônicas, internet e outras fontes.

× Como posso te ajudar?